9 de dezembro de 2010

Cuscuz da Ju

A maioria das pessoas (que eu conheço) torce o nariz pra cuscuz e logo imagina aquele bolo salgado, em formato de pudim que se corta com a faca, todo enfeitado em volta e que se come gelado (coloca no google!)... Bom... eu sou uma dessas pessoas, mas como. Não é meu prato predileto nem o que mais desgosto e, cá entre nós, acho que às vezes ele tem gosto de suvaco (não... eu nunca comi suvaco, mas tem coisas que a gente imagina o gosto pelo cheiro... ou não é?)!!!



Daí você deve estar pensando: "que maneira mais estimulante de me passar uma receita! Deve ser aquela coisa!"

Calma! Vou explicar. Morei cinco anos em Piracicaba. Uma sexta-feira por mês acontecia a seresta na Praça do Pescador (moda de viola + uma penca de velhinhos dançantes. uma delícia), onde era/é vendido um cuscuz maravilhoso! Foi daí que eu descobri o quanto eu gostava desse prato!

Ele era vendido em potinhos descartáveis com uma colher, quente de doer e totalmente mole, quase um purê! Era só jogar um molhinho de pimenta por cima e cair matando!

Daí, desde então, só como cuscuz mole, de preferência quente. Atendendo aos pedidos da Rita (amo!), vou colocar aqui a receita, mas, como não é minha, não tenho fotos do processo. A Ju é que faz... vai ver que porque ela também morou em Piracicaba e foi à seresta, hehehe...

Ingredientes:

- 1 peito de frango grande com pele e osso (ela sempre faz com frango, mas pode-se usar atum no lugar...)
- 1 lata de milho
- 1/2 lata de ervilha
- 1/2 vidro de palmito picado
- 1 caixinha de polpa de tomate
- 6 ovos cozidos
- 1 xícara de farinha de milho em flocos
- 3 tabletes de caldo de galinha
- 1 colher (chá) de açúcar
- cheiro-verde
- pimenta-do-reino moída

Modo de preparo:

Coloque o frango em uma panela de pressão com um tablete de caldo de galinha e água suficiente para quase cobrir o frango (uns 2/3 dele fica imerso) e deixe cozinhar na pressão por 10 minutos. Desligue o fogo e deixe a pressão sair naturalmente (se você estiver com pressa, pode subir o peso da tampa). Retire o frango da panela.

Depois de deixar o frango esfriar um pouco (o suficiente para vc conseguir segurá-lo) e desfie-no descartando os ossos, cartilagens e pele. Coloque o frango desfiado de volta à panela. Se sobrar muita água, pode retirar (excelente usá-la pra fazer um risoto, por exemplo).

Acrescente a polpa de tomate, o açúcar e o restante dos caldos de galinha. Deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 15 minutos, mexendo de vez em quando.

Junte as ervilhas, palmito e milho, tempere com cheiro-verde e pimenta-do-reino. Por fim, vá adicionando aos poucos, mexendo sempre, a farinha de milho pra não passar do ponto de purê mole.

Coloque em um refratário, decore com os ovos cozidos (há quem prefira usar três ovos pra a decoração e a outra metade misturá-los picados ao cuscuz) e sirva quente! Não esqueça de deixar um molhinho de pimenta ao alcance das mãos!

Pela cara das meninas (Lô e Carlinha), ficou bom!!!



Sugestão: uma vez, fizemos uma reuniãozinha e cada um tinha que levar um petisco. A Ju logo pensou nesse cuscuz. Mas aí veio o dilema: mas como servir?
Então, sugeri deixar o cuscuz num recheaud e deixar barquetes de massa folheada ou massa podre (como essas das fotos abaixo) para que as pessoas se servissem. Foi ótimo!

5 comentários:

  1. Bom, primeiro deixa eu agradecer o espaço pra minha receitinha!!! A próxima vez q eu fizer, tiro fotos pra vc postar aqui pra facilitar pra galera, tá?!

    Espero que vcs (leitores) façam e adooorem, pq modéstia à parte, é bão dimais o trem, viu?

    E essas duas aí da foto não contam, pq são as mais fãs de cuscuz q já vi! hahaha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Só tem uma coisa que eu amo mais do que comer esse cuscuz... essas duas pessoas...
    Ju e Xu...
    Obrigadaaaaaa!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Hei, conto siiim... eu gosto, mas sou muito chata pra cuzcuz, não como qualquer um não ;p Adooooooooooooooro esse

    ResponderExcluir
  4. hei de concordar contigo, loba. vc é chata com cuscuz mesmo, assim como eu. se a gente gosta, então é bom mesmo!!!

    ResponderExcluir
  5. Cucuz no café da manhã é bom demais...
    Costumo colocar cuscuz dentro de um prato fundo com leite e café. É tão forte e bom!

    Mas esse aí... meu amigo... nem consigo imaginar o quanto é bom! Vou ter que começar a fazer encomenda contigo! hehehe

    ResponderExcluir